quinta-feira, 24 de março de 2011

sábado, 21 de agosto de 2010

























Esse é mais um desdobramento do projeto NEGRO OLHAR. Realizada de Junho a Agosto de 2010 no Ponto de Cultura Núcleo de Teatro Permanente em São Gonçalo, a oficina de leitura dramatizada teve como objetivo discutir sobre o que entendemos como consciência negra, o que seria uma dramaturgia negra, o que a constituiria como negra (se o tema, o autor, os artistas) e a partir daí construir um texto que seria apresentado em forma de leitura dramatizada no final da oficina.

Contando com a participação especial da madrinha do projeto, RUTH DE SOUZA, e com um elenco bem variado (atores iniciantes, poetisas, simpatizantes da questão do negro no Brasil) o projeto patrocinado pelo PRÊMIO DE INTERAÇÕES ESTÉTICAS da Funarte, teve seu encerramento nessa sexta feira no Instituto de Línguas ICBEU em São Gonçalo com casa cheia e uma platéia emocionada.

O texto construído em forma de prosa poética busca unir os ECOS do passados aos ECOS do presente. A ancestralidade que ecoa dentro de nós com vozes que precisam ser ouvidas. A partir de poemas e textos de autores como Carolina Maria de Jesus, Maya Angelou e Cia dos Comuns os alunos da oficina NEGRO OLHAR unem suas vozes para que esse som se propaguem com mais veêmencia através de poemas, desabafos e reflexões.
O personagem principal é a palavra que ecoa através dos tempos, ora sussurrada, ora gritada, ora reflexiva. Essa palavra é feminina e esse feminino é plural. Através das vozes que se personificam na figura de um ancestral (Awika) e se pluraliza nas mulheres contemporâneas, o texto faz de forma lírica, uma retrospectiva e uma análise da situação da identidade negra e toda a sua força e singularidade de tempos remotos, de tempos fictícios e dos dias atuais.

ECOS é mais um passo do projeto NEGRO OLHAR.


Olá amigos!!!

As fotos do projeto NEGRO OLHAR CICLO II do fotógrafo Eduardo Mello foram selecionadas para participar da III MOSTRA LEME DE FOTOGRAFIAS E FILMES ETNOGRÁFICOS. Ficarão expostas no campus do Itapery da Universidade Estadual do Ceará entre os dias 26/08 e 28/08 na programação do III Seminário LEME Mobilizações Étnicas, Políticas e Públicas e o Reconhecimento de Direitos Culturalmente Diferenciados num Mundo Globalizado. Pra quem quiser conferir o endereço do blog da mostra é
http://www.3leme.blogspot.com (2010).

 

sexta-feira, 4 de junho de 2010


NEGRO OLHAR II - TEATRO LAURA ALVIM
(abril 2010 - Namíbia, não!)











































NEGRO OLHAR II - TEATRO LAURA ALVIM
(abril 2010 - Exu Chibata)



























NEGRO OLHAR II - TEATRO LAURA ALVIM
(abril 2010 - Dutchman)











































NEGRO OLHAR II - TEATRO LAURA ALVIM
(abril 2010 - Transegun)











Nenhum comentário: